A Importância de uma alimentação saudável

A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental.

Uma pessoa com a alimentação saudável não só tem mais disposição e energia, mas também é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas tudo é uma questão de hábito e persistência. Para um primeiro passo em busca de uma vida saudável, avalie a qualidade dos seus pratos.

Quer conhecer ainda mais benefícios que esse hábito alimentar traz para nossas vidas? Confira abaixo:

Diminuição e manutenção do peso

Talvez um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável seja esse. Entretanto, a reeducação alimentar não é sinônimo de dietas drásticas e restritivas, e sim de equilíbrio e saúde.

Aumento da disposição

Sabe aquele ditado popular “saco vazio não para em pé”? Ele é a mais pura verdade. Comer adequadamente traz disposição ao organismo e à mente para enfrentar as tarefas do dia a dia.

Alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, são fontes imediatas de força e energia. Antes da atividade física, esse grupo nutricional é essencial.

Melhora do humor

Sabe aquela história de que mau humor é fome? Existem alguns alimentos que são fontes de serotonina – hormônio da alegria, como a banana e o chocolate.

O espinafre, por exemplo, possui a vitamina B e ácido fólico, dois nutrientes atuantes no sistema nervoso e que ajudam a combater o estresse.

Prevenção de doenças

Como já falamos, as civilizações têm usado os alimentos como remédio preventivo de doenças há milhares de anos.

Alimentos vegetais, como brócolis e espinafre, fortalecem o sistema imunológico. A cenoura e a cebola são ricas em antioxidantes, que ajuda a retardar o envelhecimento precoce das células. E esses são só alguns exemplos.

Fortalecimento dos ossos

A maioria de nós, escuta desde pequeno a importância do cálcio para a saúde dos ossos. O que pouca gente sabe é que quando o cálcio está presente junto com o ferro, essa função se potencializa. Esses minerais estão presentes em alguns alimentos, como salmão, sardinha, espinafre, oleaginosas e vegetais verde escuro.

Leite e seus derivados – a nossa primeira associação com o cálcio – também são boas fontes de nutrientes e fortalecem os ossos.

Para melhorar a absorção de cálcio e fósforo no organismo, consuma cebola e farinha de trigo integral. Esses dois alimentos contam com a fibra inulina, uma grande aliada nesse processo.

Regulação do organismo

Nós já aprendemos que o corpo precisa de uma alimentação saudável e variada para que ele funcione bem. Cada órgão necessita de nutrientes para fazer com que o nosso organismo trabalhe da melhor forma possível.

Uma alimentação “ruim” cobra o seu preço, mais cedo ou mais tarde, seja com déficit nutricional, ganho ou perda de peso em excesso, doenças, metabolismo lento, entre outros.

Carboidratos, proteínas e gorduras, todos esses grupos nutricionais são indispensáveis para o organismo.

Além disso, os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Já as proteínas são essenciais na proteção do sistema imunológico, além de aumentar a resistência do corpo e colaborar com a construção muscular. As gorduras boas colaboram diretamente no transporte de vitaminas na corrente sanguínea.

Não se esqueça de também consumir alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais. Para fechar a alimentação saudável, tome, pelo menos, 2 litros de água por dia para potencializar os benefícios de um cardápio equilibrado.

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