O eletrograma serve para avaliar os níveis de atividade elétrica em nosso coração. Quando o coração realiza seu batimento, a atividade elétrica gerada se propaga através dos tecidos que o circulam e, uma pequena fração se propaga até a superfície do corpo. Por isso o exame pode ser feito pela pele, mensurando a atividade elétrica emitida pelo coração.

Além de mostrar como funciona esse sistema, mostra as câmaras do coração. Pode diagnosticar sobrecargas, bloqueios, síndromes isquêmicas, extrassístoles, taquicardias, canalopatias, flutter e fibrilação atrial, etc.

No exame, o paciente deita em uma maca e o médico espalha eletrodos para averiguar os impulsos elétricos de áreas diferentes do coração. A oscilação captada é conduzida ao eletrocardiógrafo, aparelho que durante cerca de cinco minutos registra a informação em gráficos impressos numa bobina de papel.

Apesar de existirem três diferentes tipos de eletrocardiograma, todos têm a mesma finalidade. Entretanto, a diferença reside nas formas como cada um deles é feito.

ECG padrão

Sem dúvida, é a forma mais comum, simples e praticamente indolor do exame, tendo a duração de no máximo 5 minutos. Neste procedimento, o paciente se deita em uma maca e, com a pele devidamente preparada, recebe os eletrodos que são conectados em partes específicas do corpo, como peitos, braços e pernas.

Caso o paciente tenha muitos pelos no corpo, será feita uma depilação. Em casos de muita oleosidade na pele, deve ser feita uma limpeza com álcool. 

ECG de esforço

Também conhecido como teste ergométrico, nesse tipo de eletrocardiograma o teste é realizado enquanto o paciente executa algum tipo de exercício físico, geralmente em esteira ou na bicicleta.

Para a boa realização desse exame, o paciente deve se alimentar de forma leve e, no máximo, em até 2 horas antes do exame. O paciente também deve levar roupas apropriadas para a execução dos exercícios físicos.

Os exercícios começam de forma lenta e, gradualmente, se intensificam. O exame costuma durar cerca de 20 minutos, mas o paciente pode parar em caso de exaustão. A partir desse exame é possível delimitar como o coração do paciente gera o estresse. Além de diagnosticar doenças coronárias e determinar a gravidade de cada sintoma.

Holter

Também conhecido como monitorização de ECG ambulatorial, funciona com um dispositivo, o holter, que é acoplado à pele do paciente. Este dispositivo registra a atividade cardíaca do paciente durante 24 horas. O holter funciona como um aparelho de gravação com fios eletrodos que são conectados no peito do paciente.

O cardiologista é quem interpreta as ondas dos gráficos resultados do eletrocardiograma. O mesmo identifica marcadores como cadência e frequência do coração. O exame pode ser solicitado tanto quanto alguém dar entrada num serviço de emergência ou há suspeitas de doenças cardíacas, como medida preventiva nos check ups anuais. Em geral receitados por volta dos 40 anos.

Este exame pode ser realizado na Clínica Popular Mais Saúde com um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.