Ginecologia

A ginecologia é a parte da medicina que lida especificamente com o aparelho reprodutor feminino e mamas. A atuação do ginecologista, profissional que atua na área, é focada principalmente na saúde reprodutora e sexual da mulher. Por isso, esses profissionais devem ser procurados para um acompanhamento da saúde feminina, que geralmente tem início quando a mulher perde a virgindade e começa a realizar os exames preventivos regularmente.

Os ginecologistas utilizam de exames clínicos, físicos e laboratoriais para avaliar o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina, os grandes e pequenos lábios e a mama.

Principais riscos

Inegavelmente, um acompanhamento ginecológico pode prevenir e diagnosticar uma série de doenças como cistos, infecções, doenças sexualmente transmissíveis, endometriose, inflamações, e casos câncer na mama ou nos órgãos reprodutivos.

No caso da prevenção do câncer de colo de útero, é feito o exame chamado Papanicolau periodicamente. A descoberta da doença precocemente aumenta, sem dúvida, as chances de cura e ajuda a evitar metástases.

Alguns sintomas que alertam para a necessidade de uma consulta ginecológica são: corrimentos líquidos ou pastosos, odor na vagina, coceira, irritação, dores durante a relação sexual, cólicas e menstruação irregular.

O tratamento das doenças ginecológicas geralmente inclui prescrição de medicamentos antibióticos ou antifúngicos, anticoncepcionais e, em casos mais extremos, cirurgias.

Obstetrícia e subespecialidades

No Brasil, os ginecologistas podem atuar, também, como obstetras. Essa especialização tem o foco na reprodução da mulher, fazendo um acompanhamento durante a gravidez com exames pré-natais, e participando do parto.

Além disso, a ginecologia tem outras subespecialidades possíveis dentro da ginecologia. Entre elas: densitometria óssea, mamografia computadorizada, medicina fetal e reprodução humana.

Relacionamento próximo

A ginecologia é uma das especialidades que exigem do profissional um relacionamento próximo e duradouro com o paciente. Um ginecologista deve acompanhar o desenvolvimento da mulher durante toda sua vida adulta. Por isso, é importante escolher um profissional e visita-lo periodicamente para garantir o cuidado com a saúde e o diagnóstico. Tratamento precoce de doenças que podem atrapalhar o bom funcionamento dos órgãos e aparelhos reprodutores femininos.

A Clínica Popular Mais Saúde oferece um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes tratamentos. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.