Hematologia é a especialidade que avalia, analisa e trata as doenças do sangue, aquelas que atingem seus componentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, e da medula óssea. O exame pode diagnosticar tanto doenças malignas quanto benignas. Entre elas: leucemia, linfomas, trombose, anemia, distúrbios de coagulação e deficit de vitaminas.

O exame de sangue é um dos mais simples procedimentos médicos. Além disso, provê uma grande quantidade de informações para os médicos acerca da saúde de seus pacientes. O hemograma, principalmente, descreve detalhadamente a condição da porção celular do sangue.

O hemograma, que pode detectar as três principais e mais comuns doenças no estudo da hematologia: alteração dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Alterações dos glóbulos vermelhos

Quando é detectado no exame hematológico que os glóbulos vermelhos estão baixos, significa que a pessoa possui anemia. Já quando o número está alto é chamado de policitemia, também conhecido como “sangue grosso”.

Alterações dos glóbulos brancos

A alteração de glóbulos brancos no sistema sanguíneo pode significar inúmeras patologías, como a leucemia. Entretanto, ela é causada quando a medula óssea produz muitos glóbulos brancos no sangue.

Alterações das plaquetas

Números alterados de plaquetas podem representar risco de sangramentos espontâneos ou hemorragias. Essa queda acontece devido aos distúrbios de coagulação. Uma doença comum relacionada à alteração das plaquetas é a púrpura. Seus principais sintomas incluem o extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, formando manchas arroxeadas indoloras pelo corpo.

Existem dois tipos dessa doença: a chamada púrpura trombocitopênica, quando ocorre a diminuição das plaquetas, e as púrpuras não-trombocitopênica, onde o número de plaquetas não é modificado.

Além disso, através da hematologia é possível realizar não só o diagnóstico, mas também o tratamento, prognóstico e até mesmo a prevenção de doenças que afetam a produção do sangue e seus componentes, tais como células do sangue, hemoglobina, proteínas do sangue e o mecanismo de coagulação.

conheça-nos

Este exames podem ser realizados no Laboratório Mais Saúde com um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-4835.