O MAPA consiste na medição automática da pressão arterial durante um determinado período de tempo. Ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos durante o dia e 30 a 60 minutos durante a noite. O exame tem a vantagem de serem efetuadas durante a atividade normal do paciente, e enquanto dorme. 

As medidas são armazenadas no aparelho que é colocado no paciente (geralmente á cintura) e que fica ligado a uma braçadeira e insufla automaticamente. Depois as medidas são analisadas num programa próprio existente num computador. Este, nos dá informações sobre as medidas diárias e noturnas permitindo ter ideia dos valores e variação circadiana.

Com este exame são afastadas as medidas do consultório que por vezes são alteradas pela ansiedade e que não traduzem a realidade da tensão arterial do paciente. Também permite avaliação do tratamento anti–hipertensivo, bem como de sintomas, principalmente os relacionados com tensão  arterial baixa.

Assim, o MAPA permite diagnósticos mais precisos e adequar os planos de tratamento.

O exame deve ser realizado num dia normal, embora se deva evitar a realização de exercício físico. Não poderá molhar o aparelho, pelo que não poderá tomar banho enquanto andar com o aparelho.

No momento da insuflação da braçadeira o paciente deve permanecer quieto, com o braço estendido ao longo do corpo até que a mesma seja totalmente desinsuflação. Durante a noite poderá retirar o aparelho da cintura colocando-o ao lado do corpo. Entretanto, deve permanecer ligado á braçadeira, devendo  evitar dormir sobre o braço em que está a braçadeira.

A braçadeira deve manter-se sempre acima da prega do cotovelo. Durante o exame o paciente deverá preencher o diário referindo o horário da toma dos remédios e especificando quais são. Também deve especificar as atividades que realiza, o horário a que se deita e acorda, bem como qualquer sintoma, não esquecendo de anotar sempre a hora.

Como já vimos, trata-se de um exame indicado rotineiramente para pacientes com suspeita de variação de pressão arterial. Ou mesmo para aqueles que já estão em tratamento.

No entanto, o MAPA é especialmente indicado nos casos em que, por qualquer razão, há suspeita de que os valores medidos no consultório não refletem a realidade do dia a dia. Ou ainda, quando há necessidade de estudar o caso com mais profundidade. como observar a relação entre os sintomas e a pressão, por exemplo.

Além disso, o exame pode auxiliar o médico nos diagnósticos diferenciais, como a hipertensão episódica, mascarada ou resistente ao tratamento. E também na avaliação de sintomas relativos à pressão baixa.

agende sua consulta

Este exame pode ser realizado na Clínica Popular Mais Saúde com um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.