Ultrassonografia, também conhecido por ultrassom e ecografia, é um exame de imagem muito utilizado em obstetrícia. Neste tipo de exame, utiliza-se um método não invasivo e sem radiação ionizante.

Este exame é realizado por um radiologista e pode ser utilizado para a avaliação de pequenas partes como tireoide, mamas, articulações, para estudo dos órgãos abdominais e até mesmo para cirurgias fetais.

Este procedimento ajuda na realização do acompanhamento gestacional, pré-natal e detecção de possíveis malformações no embrião. A medida que a gestação vai progredindo o médico vai analisando o desenvolvimento fetal, procurando por marcadores. 

 

O ultrassom dura cerca de 30 minutos. As imagens são transmitidas para o dispositivo por ondas sonoras e ecos das passagens pelo corpo que se transformam em fotos ou vídeos. Ou seja, quanto maior a frequência das ondas, mais nítidas serão as imagens geradas.

Os principais tipos são:

 

  • Ultrassonografia convencional: As imagens são formadas em modo B, ou seja, modo bidimensional;
  • Ultrassom Doppler: Doppler é o dispositivo utilizado nos transdutores para detectar o deslocamento de fluídos, em geral o sangue, determinando qual o sentido do fluxo do mesmo e suas velocidades;
  • Ultrassom Elastografia: os pulsos de som fazem os tecidos vibrarem e a leitura desta vibração determina os variados graus de dureza tecidual.

 

Ultrassom das mamas

O exame ultrassonográfico não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias variadas. Nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, são visíveis pelo exame. A indicação para mulheres que nunca tiveram nenhum problema mamário é fazer ultrassom uma vez por ano a partir dos 25 anos.

Ultrassom pélvico e transvaginal

A ultrassonografia pélvica ou abdome inferior feminino, é realizada com o transdutor colocado externamente. Nos dá uma visão panorâmica externa dos órgãos internos da parte inferior do abdome. A transvaginal é realizada com aparelho dentro da vagina e tem uma visão mais precisa de perto dos órgãos pélvicos. 

Ultrassom do abdome superior

É realizado para identificar alterações no abdômen. Sendo elas a presença de tumores, cistos, nódulos ou massas no abdômen, presença de cálculos na vesícula e vias urinárias, alterações na anatomia dos órgãos abdominais, que acontecem em algumas doenças, inchaço ou alterações sugestivas de inflamação nos órgãos, como acúmulo de líquido, sangue ou pus e lesões nos tecidos e músculos que compõem a parede abdominal, como abscessos ou hérnias.

Ultrassom da tireoide

A ultrassom de tireoide é o método mais sensível para a detecção de nódulos na glândula. Entretanto, em virtude da alta prevalência dessas lesões e à baixa agressividade do carcinoma tireoidiano, não deve ser usada como screening na população geral. 

O exame está particularmente indicado em pacientes com um ou mais nódulos palpáveis. No diagnóstico de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 ou em casos de história familiar de câncer de tireoide, assim como em crianças submetidas à irradiação cervical, mesmo sem lesão palpável.

Este exame pode ser realizado na Clínica Popular Mais Saúdecom um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.