Urologia

A urologia é a especialização da medicina que cuida da saúde do sistema urinário e dos órgãos reprodutores masculinos. O urologista, profissional que atua na área, precisa passar por duas especializações que o preparam para diagnosticar e às vezes tratar doenças que afetam órgãos do sistema urinário como a bexiga, rins, e canais como a uretra e os ureteres.  De tal forma que, para esses casos, tanto homens quanto mulheres devem procurar o especialista.

Além disso, o urologista também atua no cuidado do sistema reprodutor masculino, diagnosticando e tratando doenças que afetam a próstata, testículos, pênis, vesículas e de males relacionados às glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes como cortisol e adrenalina.

Principais doenças

A urologia é uma especialidade que trata de diversas doenças, assim como:

  1. Infecções urinárias

  2. Inflamações

  3. Tumores benignos ou malignos

  4. Cálculos renais

  5. Incontinência ou obstrução do fluxo urinário

  6. Infertilidade

  7. Ejaculação precoce

  8. Impotência sexual

  9. DSTs

  10. Fimose

  11. Curvatura peniana

  12. Câncer

Para chegar ao diagnóstico dessas doenças, os principais exames requisitados pelo urologista são exames de sangue, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e o exame de próstata. Dependendo dos sintomas, também podem ser requisitados exames mais específicos como espermograma, biópsia vesical, fluxometria e uretrocistoscopia.

Sintomas

Procurar um médico urologista é prática obrigatória para homens acima de 50 anos, que a idade e outros fatores tornam mais propensos a desenvolver câncer no aparelho reprodutor. Mas, como a urologia também cuida de males associados ao sistema urinário, é importante estar atento aos sintomas que alertam quando é o momento de agendar uma consulta. Alguns deles são:

  1. Dor lombar: dores na região lombar podem indicar problemas no rim.

  2. Dor no pênis: pode ser indicativo de infecção urinária na uretra

  3. Dor abdominal: pode ser um alerta para tumores, cálculos renais e infecções.

  4. Dor nos testículos: pode ser causada por cistos, varicocele, inflamações ou tumores

  5. Dor ou ardência ao urinar: Sintoma forte de infecções urinárias

  6. Incontinência ou intermitência urinária: também alerta para infecções ou infamações

  7. Sangue na urina ou diminuição do fluxo urinário: podem alertar para tumores, lesões renais e infecções

  8. Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos: ejaculação precoce, perda de libido, impotência, ausência de orgasmo, dores, sangue no esperma e verrugas penianas

Especializações

Dentro da urologia, um médico pode optar por se especializar ainda mais e se dedicar a uma subespecialidade. Algumas delas são:

  1. Andrologia: se dedica exclusivamente ao cuidado do aparelho reprodutor masculino, hormônios e função sexual

  2. Urologia feminina: cuidado dirigido ao sistema excretor

  3. Urologia pediátrica: trabalha em conjunto com pediatras em casos que envolvem crianças e adolescentes

  4. Uroneurologia: especialidade que atua em casos que as doenças urinárias aparecem devido a distúrbios neurológicos

  5. Uro-oncologia: atua com casos de câncer nos órgãos que envolvem o sistema excretor e reprodutor masculino

Temos o péssimo hábito de procurar a medicina apenas com o intuito curativo, ou seja, esperamos aparecer sintomas que indiquem doenças para só depois procurar ajuda médica. O ideal para prolongar a vida e a qualidade de nossa saúde, é procurar médicos regularmente para realizar exames e trabalhar de forma preventiva: cuidar do corpo para que os sintomas e doenças não apareçam! Por isso, é muito importante buscar um urologista e fazer visitas periódicas para acompanhar a saúde do sistema urinário para a população geral e dos órgãos reprodutores masculinos.

agende sua consulta

conheça-nos

A Clínica Popular Mais Saúde oferece um atendimento humanizado e preços acessíveis para estes tratamentos. O Centro Médico está localizado na Av. Cachoeira Dourada, QD 13 LT 08, Vila São Joaquim, Anápolis. Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato pelos números de telefone: (62) 3098-4645 ou 99111-5662.